quinta-feira, 13 de março de 2014

Orientação no espaço geográfico.




    A orientação
   Desde o início de sua história, os seres humanos criaram mecanismos de orientação no espaço geográfico para se deslocarem de um lugar para o outro, prevendo o retorno ao ponto de partida. Quando queremos orientar em relação as pessoas e aos objetos, usamos termos como “frente”, “atrás” , “esquerda”, “direita”, “para cima”, “para baixo” e entre outros. Mas como nos orientar em espaços maiores em mar, desertos nos podemos observar os astros.
    A orientação pelo Sol
Observando o sol, as pessoas perceberam que o astro surge (ao amanhecer) e desaparece (ao anoitecer) na mesma direção todos os dias.
  Foram determinados uns pontos de orientação chamados pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul.


                                                   A rosa dos ventos




Os pontos cardeais são: nordeste (NE), noroeste (NO), sudeste (SE) e sudoeste (SO).
Existem ainda os pontos subcolaterais localizado entre os cardeais e os colaterais: norte-nordeste (N-E), norte - noroeste (N-NO),sul-sudeste (S-SE), sul - sudoeste(S-SO), leste-noroeste (N-NO), sul – sudeste (S-SE), oeste- noroeste (O-NO) e oeste- sudoeste(O-SO).
 A orientação pela lua
Se o céu não estiver nuvem, nós podemos usar a lua que ela surge no leste e desaparece no oeste. Nós também podemos se orientar pela Lua.
 A orientação pela bússola
A bússola é um instrumento de orientação que se parece com um relógio. Inventada pelos chineses há muito tempo ela possuiu uma imantada, que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde está desenhada a rosa-dos-ventos.


vídeos:











Animações:


Jogos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário