sexta-feira, 14 de março de 2014

Localização no espaço geográfico.



Para localizar lugares ou objetos com precisão na superfície terrestre, usa-se um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos. Essas linhas são denominadas  paralelos e meridianos.

PARALELOS
Os paralelos são linhas imaginárias horizontais ao redor de todo planeta. O principal paralelo é a Linha do Equador, que faz a divisão em partes iguais do planeta chamados hemisférios. Eles são indicados em graus a partir do 0° até 90°.

MERIDIANOS
Os meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas do Polo Sul ao Polo Norte medidos em graus. O Meridiano de Greenwich (90°) é onde começa todos os meridianos.




A LATITUDE E A LONGITUDE
Ao observarmos os paralelos e os meridianos em um mapa, temos a impressão de que a Terra está envolta em uma rede. Essa rede permite localizar com precisão qualquer lugar ou objeto na superfície terrestre e pode nos indicar a latitude a longitude desse lugar.

Latitude é a distância em graus de qualquer lugar da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Longitude é a distância em graus de qualquer ponto do planeta em relação com o Meridiano de Greenwich.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS: através do cruzamento dos paralelos (latitudes) e dos meridianos (longitudes) se determina uma coordenada geográfica, através da qual podemos localizar com exatidão um ponto na superfície terrestre.

Vídeos:









12 comentários:

  1. nossa amei esse site. obrigado mim ajudou muito




    ResponderExcluir
  2. nossa amei esse site. obrigado mim ajudou muito




    ResponderExcluir
  3. muito bom valeu vou conseguir completar meu trabalho com essas informações obrigado compartilhei esse site para meus amigos e eles tbm gostaram vc e uma otima professora

    ResponderExcluir
  4. A minha filha vai tirar uma noração excelente obrigado 👏👏

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo conteúdo aprendi muito, agora sim to confiante pr trabalho vlw!.

    ResponderExcluir
  6. precisava estudar pra prova de geografia e tinha esquecido o livro na escola entao pesquisei os conteudos e encontrei esse site achei tudo que precisava . esse site é muito bom

    ResponderExcluir