sexta-feira, 14 de março de 2014

Terra em movimento: as placas tectônicas



A TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS
As placas tectônicas são placas rochosas que flutuam sobre o material do manto e movendo-se bem lentamente em cerca de alguns centímetros por ano, se aproximando e se afastando.

A FORMAÇÃO DAS MONTANHAS E A EXPANSÃO DOS OCEANOS
As placas colidem e formam dobramentos que são as origens das cadeias de montanhas. Os locais onde tem o afastamento são marcados por uma grande atividade sísmica e vulcânica, isso ocorre na Cordilheira Mesoceanica.

ESCALA DE RICHTER E MERCALLI

A força de um terremoto é medida pelas escalas Richter e Mercolli. Mercolli é o que mede as consequências do terremoto, vai de 1 a 12 pontos. Richter é a escala que mede a força do terremoto, vai de 0 a 9 pontos.



OS VULCÕES
São fenômenos que jogam lava para fora, rochas, gases, cinzas que é alerosisantes um vulcão pode destruir uma cidade inteira.

OS TERREMOTOS
Os terremotos (abalos sísmicos) são vibrações na crosta terrestre causada pelo movimento das placas tectônicas, as placas já sacodem há bilhões de anos e ocorre principalmente em áreas muito habitadas. Tem provocado várias mortes. Terremotos que ocorrem na crosta oceânica e provocam TSUNAMI (ondas gigantescas de proporções catastróficas). Sempre ocorrem vários terremotos de pequenas proporções que, os seres humanos não sentem, só os sismógrafos podem ser sentir.

Slides:




Vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário